sexta-feira, 3 de maio de 2019

Existe logica na musica?

Desde novo eu sempre desejei fazer um curso de violão, naquela época um garoto que tocava violão tinha até um certo destaque para as meninas e por achar bacana tornou-se um grande desejo meu. Porém na realidade em que eu possuía, nada favorecia para que esse desejo chegasse a se realizar, pois para a vida financeira de meus pais nem o instrumento tão pouco a mensalidade do curso seria viável, o que tornou impossível esse sonho se concretizar. 

Anos depois tive meu primeiro contato com a musica, graças a um amigo que se propôs a tentar me dar aulas não de violão mas de um instrumento um pouco mais complexo e muito mais bonito de se ouvir que é o violino, na primeira aula ele começou a me falar sobre como funcionava as partituras, confesso que me lembro de pouca coisa mas lembro de minha surpresa ao ver que a matemática também estava presente na musica. Quando ele me falava em relação  a questão dos tempos e também da posição em que se deveria dedilhar para obter uma nota eu pude compreender a grandiosidade que existe no meio musical e que diferente do que minha mente pensava não bastava apenas ter um bom ouvido mas sim também ser um bom matemático, não finalizei meus estudos com o violino, porém pude aprender muito sobre a musica e o instrumento no período em que tive as aulas.

Em uma das aulas do CC de PMC - artes eu tive a oportunidade junto aos colegas de poder tocar um teclado, coisa que nunca avia feito e junto com a explicação do professor pude entender a logica que existe na organização das teclas para gerar o som. Eu não fazia ideia do que era uma oitava até essa aula e sai de la sabendo tocar o "Dó Ré Mi Fá" popularmente conhecida pela galinha pintadinha.



Na outra aula o professor nos mostrou um instrumento criado através de canos de PVC, que tem uma logica similar ao do instrumento utilizado nas apresentações do Blue Man Group (veja no vídeo abaixo) que quando você batia na boca dele em cima com uma sandália ele reproduzia sons diferentes um do outro e os sons aconteciam de modo diferente graças as medidas dos comprimentos de cada cano. 




Você também sabia que existia essa relação da matemática com a musica? Comenta ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário