quarta-feira, 21 de outubro de 2020

NUNCA ME SONHARAM


Capa filme Nunca Me Sonharam

    Dirigido por Cacau Rhoden, o documentário “Nunca Me Sonharam” trata sobre os desafios contemporâneos da educação, os anseios para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade das escolas públicas no Brasil. Para isso Rhoden junto com André Finotti e Tetê Cartaxo construíram uma história que trouxe as vozes de estudantes, professores, gestores e especialistas, um documentário que reflete a importância e o valor da educação na sociedade brasileira.

    De origem humilde, Rhoden, é filho de imigrantes e trabalhava como office boy para ajudar em casa. Em entrevista para a repórter Fernanda Peixoto, ele contou que sua história com o cinema surgiu na rua XV de Novembro, na região central de Curitiba, ele viu um cartaz que lhe chamou atenção na porta de um cinema e como tinha dinheiro resolveu comprar um ingresso. O nome do filme que estava em cartaz era “Sonhos”, do cineasta japonês Akira Kurosawa. Ele afirmou para a repórter que saiu do cinema decidido que era aquilo que eu queria fazer pelo resto da vida. 


Trailler "Nunca Me Sonharam":


   

    Em “Nunca Me Sonharam” que também trata de sonhos, é exposto a negligência da sociedade brasileira para com os jovens, os anseios dessa juventude, os desafios encarados por ela, o desmantelamento dos sonhos ocasionados por um país altamente desigual, as tensões que ocorrem em uma escola que é hierarquizada, altamente linear e conteudista, que não agrada e nem comunica com essa nova geração. Mas também, o documentário expõe contrapontos com a opinião dos personagens engajados com questionamentos e experiências que buscam refletir e apresentar soluções que visem melhorar a realidade da escola pública. 

    Com trilha sonora composta por Conrado Goys, e uma sonoridade que combina com o modo leve que o documentário exibe os sonhos dos vários atores sociais que compõe a escola pública brasileira. “Nunca Me Sonharam” nos convida para uma revolução no cenário da educação, apresentando realidades distintas, com depoimentos captados em sete estados da federação, e nos leva a refletir o quão importante é a nossa atuação e o papel da educação, como agentes transformadores da realidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário