Da necessidade de reverter os rumos da guerra contra os nazistas, um grupo de jovens matemáticos liderados por Alan Turing formularam uma maquina que tornou possível decodificar mensagens dos nazistas interceptadas pelas forças aliadas. Esse trabalho foi essencial para que as forças aliadas evitassem inúmeras mortes e ganhassem a guerra. Mas também com esse trabalho nasceu os códigos matemáticos, que tornaram possível a existência do computador e posteriormente a internet, smartphones, tablets e outros itens digitais que conhecemos hoje. Este blog por exemplo, para que essa postagem exista possui inúmeros códigos de HTML com toda uma estrutura que possibilita que o texto chegue até você leitor da forma organizada que você possa visualizar.
Fato é que com os avanços alcançados pela humanidade desde a segunda guerra para os dias de hoje praticamente todos tem acesso a meios digitais e o simples ato de programar um texto, um jogo, um aplicativo, pode se tornar no futuro mais que um hobbie mas sim uma necessidade. A UFSB compreendendo isso, concede a oportunidade para que todos os discentes tenham como compreender um pouco além do que é mostrado nas interfaces dos meios digitais. Tendo na formação geral componentes que constantemente estão em contato com os meios computacionais e principalmente que demonstram como funciona a logica da programação de computadores.
Além do componente de Perspectivas Matemáticas computacionais, antes temos também o CC de Introdução ao Raciocínio computacional, ambos exigem do discente desenvolver habilidades no domínio de sistemas computacionais e de programação. É um dos CCs "optatórios" que a UFSB exige para sua formação interdisciplinar e que como qualquer outros impõe desafios aos discentes para que os mesmos busquem aprimorar seu repertorio intelectual.
No meu ponto de vista a importância desses componentes se dão a partir do momento em que promovem o letramento digital, de pessoas que antes nunca tiveram contato com esses meios e agora se encontram com a necessidade de criar vínculos e habilidades nas plataformas digitais. Favorecendo assim uma melhor desenvoltura em sua trajetória acadêmica, tornando possível um melhor escopo para o projeto que a universidade defende, pois favorece a inclusão dos alunos que não dominam os meios digitais equiparando-os com os que já dominam e com estas ferramentas podemos enquanto discentes criar mais autonomia na busca por informações. Lamentável que com os sucessivos cortes que a educação superior vem sofrendo, este projeto de inclusão digital se veja ameaçado, pois antes a universidade disponibilizava um notebook para cada discente e hoje não possui maquinas suficientes para suprir as necessidades das turmas que estão na formação geral.
Comente sua opinião sobre a inclusão promovida através do letramento digital.
Além do componente de Perspectivas Matemáticas computacionais, antes temos também o CC de Introdução ao Raciocínio computacional, ambos exigem do discente desenvolver habilidades no domínio de sistemas computacionais e de programação. É um dos CCs "optatórios" que a UFSB exige para sua formação interdisciplinar e que como qualquer outros impõe desafios aos discentes para que os mesmos busquem aprimorar seu repertorio intelectual.
No meu ponto de vista a importância desses componentes se dão a partir do momento em que promovem o letramento digital, de pessoas que antes nunca tiveram contato com esses meios e agora se encontram com a necessidade de criar vínculos e habilidades nas plataformas digitais. Favorecendo assim uma melhor desenvoltura em sua trajetória acadêmica, tornando possível um melhor escopo para o projeto que a universidade defende, pois favorece a inclusão dos alunos que não dominam os meios digitais equiparando-os com os que já dominam e com estas ferramentas podemos enquanto discentes criar mais autonomia na busca por informações. Lamentável que com os sucessivos cortes que a educação superior vem sofrendo, este projeto de inclusão digital se veja ameaçado, pois antes a universidade disponibilizava um notebook para cada discente e hoje não possui maquinas suficientes para suprir as necessidades das turmas que estão na formação geral.
Comente sua opinião sobre a inclusão promovida através do letramento digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário