sexta-feira, 3 de maio de 2019

A importância do numero de ouro para o mundo artístico

Quando ainda existia locadoras de filme no mangabinha - bairro em que morei dos meus 2 até os 8 anos de idade - eu amava locar filmes para assistir no aparelho de VHS da minha tia, como maioria das crianças o que me agradava era os desenhos animados. Dentre desenhos de super heróis surgiu um curta metragem da Disney, no qual o contexto da historia se dava em uma viagem do Pato Donald no terra da matemática.

Curta completo disponível no youtube:



O filme trazia de forma lúdica uma visão da matemática que nunca antes eu tinha tido, apresentando que ela estava presente em lugares como um jogo de sinuca, em uma obra de arte e na musica, coisa que em minha mentalidade de garoto ainda não era possível imaginar.

Um trecho bacana do curta é quando o Donald conhece o numero de ouro, em uma aula de PMC o professor apresentou esse trecho para mostrar aos alunos o quão a matemática estava presente na arte e como ela poderia contribuir na harmonia que muitos artistas buscam. Esse numero de ouro, também chamado de proporção áurea, ele é estudado desde Antiguidade, pois muitas construções gregas e obras artísticas apresentam este número como uma base. Devido as suas inúmeras aplicações, muitos se referem à ele como sendo uma oferta de Deus para o mundo, pois ele também está envolvido com a natureza. 

Trecho citado acima:


Logo após ele já ser explorado pelos gregos, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita, onde a divisão entre os termos consistia sempre na aproximação do número 1,6180 o aclamado numero de ouro. O número de ouro pode ser encontrado de forma aproximada no homem, o tamanho das falanges, ossos dos dedos, nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem de crescimento na natureza.

Dizem até que o individuo que possui em suas medidas, que após serem calculadas, tenha exatamente o numero áureo essa pessoa seja proporcionalmente perfeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário