quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Importância do senso comum para o conhecimento cientifico

Com certeza em sua casa por diversas vezes algum parente lhe indicou algum tipo de chá visando ajudar a passar alguma enfermidade ou sintoma que você tenha apresentado. Tudo isso faz parte do conhecimento popular, conhecido como senso comum, aquela dica caseira que muita gente lhe da só que não possui muitas das vezes comprovação cientifica. Se liga no vídeo abaixo:




O que muita gente não imagina é que muitos desses conhecimentos, por vezes ignorados pela academia, são eficientes e por vezes serviram como amparo para nortear pesquisas cientificas entorno de alguma questão levantada sobre a veracidade desse conhecimento popular.

Um caso famoso é de uma pesquisa realizada na UNIFAL de Minas Gerais, em que os pesquisadores comprovaram que o chá feito das folhas de Pitanga-do-cerrado, é eficiente para o controle do diabetes. Esse estudo nasceu após os pesquisadores verem que não havia nenhuma referencia literária que comprovasse a eficacia desse chá no tratamento do diabetes e que mesmo assim esse chá já vinha sendo usado por populares para fins de auxiliar no tratamento da doença. Abaixo é possível ver uma reportagem feita pelo programa Globo Repórter tratando sobre  essa pesquisa:




Com isso é possível enxergar o quão importante pode ser o conhecimento popular, tanto para a manutenção de nossa existência quanto para o conhecimento cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário